quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pomba Gira a primeira feminista (ou Bombogiras as primeiras feministas)



Antes de qualquer movimento feminista no ocidente, já tínhamos em todos os terreiros deste país a manifestação constante do simbolismo de uma verdadeira mulher completa, feminina e livre. 



Feminina, inteligente, independente, segura de si, sensual, sem nenhum pudor ou medo de se expressar, a verdadeira mulher livre, em todos os sentidos possíveis e imagináveis. Elas não vestem branco, ou qualquer outra cor fria ou morna, mas o vermelho, cor do nosso sangue, representando a vida que pulsa em nossas artérias, energia, sensualidade.



São as Bombogiras (ou Pomba Gira como hoje são mais conhecidas), entidades espirituais que através de médiuns, se apresentam basicamente para dizer: Sou mulher, sou bonita, sou feminina e sensual, exijo respeito.





Faceiras, alegres, festeiras, desinibida e sem nenhum pudor, esta figura arquetípica veio (entre outras coisas) principalmente para mostrar para as mulheres que elas podem se expressar, serem sensuais e ao mesmo tempo sendo valorizadas, respeitadas, sem depender de homem pra nada, e sem nunca perderem a vaidade, feminilidade e sensualidade. Liberdade e independência total para a mulher, inclusive  sexual.



Talvez nesse momento tenha algum leitor se perguntando: Mas elas não são prostitutas? Sei que muitos pensam e divulgam esta mentira, mas realmente elas não são, elas são simplesmente mulheres resolvidas, daquele tipo raro que os homens normalmente se sentem intimidados em sua presença, e que as mulheres feias, frígidas e/ou retraídas sentem inveja e ódio.


Mas assim como a figura de Maria Madalena foi transformada em prostituta pela opinião pública (mesmo sem haver nenhuma passagem nos evangelhos que indicassem qualquer coisa parecida), as "Damas da Noite" também foram com o tempo sendo erroneamente interpretadas como tal, possivelmente para que sua imagem fosse denegrida e ignorada pela grande maioria.

Não devemos esquecer que vivemos em uma cultura muito influenciada pelas tradições Hebraicas (Judaico/Cristã), que são estritamente patriarcais, onde a mulher sempre foi vista como inferior e portanto deveria permanecer obediente, submissa e isenta de pensamento próprio, renegando suas ambições, desejos e vontades. Este fato não é hipotético, é histórico, a mulher independente nos últimos séculos era perseguida, humilhada, estuprada e torturada pela "Santa Igreja", sobre a acusação de bruxa (ler sobre a caça as bruxas).

Portanto, qualquer mulher que queira se libertar do "regime" patriarcal no qual estamos ainda inseridos, é vista ou como prostituta ou como bruxa. Isso acontece porque no ocidente o modelo ideal de mulher "pregado" pela grande maioria (e pelas igrejas) é como a água, insípida, inodora, incolor, ou seja, mulher sem feminilidade, reprimida, com vergonha de sua sexualidade ou inibida, "vinculada" ao homem (marido).


A mulher livre, independente, tanto financeiramente quando psicologicamente, que não precisa estar "vinculada" através de matrimônio a um homem, que mantém sua feminilidade, sensualidade e beleza, utilizando estes atributos ao seu favor, não é bem vista "por aqui". Pense na mulher que possui uma vida sexual ativa, mas não é dependente a um homem, ou seja, aquela que você costuma chamar de promíscua, ou "vadia".

Sendo a Bombagira o extremo da liberdade feminina, a mulher que não depende do homem para absolutamente nada, totalmente auto-suficiente, livre para ir e vir como bem entender, expressando tanto sua sensualidade quanto a sexualidade, exibindo sua beleza e vaidade, foi taxada tanto de prostituta como bruxa, quando na verdade trata-se somente de uma mulher completamente liberta da dependência masculina.


Mas será que ela é perigosa? Sim, claro que é. Ela mete medo? Com certeza, assim como qualquer mulher totalmente livre e independente. Porque? Porque elas são lindas, poderosas e sensuais.

A Bombagira sabe que a mulher pode ter qualquer homem na palma da mão, basta saber usar seus "atributos" femininos, sua sensualidade, beleza, inteligência, etc. As Rainhas da Noite sabem que a mulher é a dona do mundo, elas que fazem girar a economia e poderiam comandar nossa sociedade, caso não fossem as limitações impostas, principalmente pela cultura e molde religioso vigente (Patriarcal e autoritário).


Por todos esses motivos que eu digo e repito, a Pomba Gira é sim a primeira das feministas, não aquele tipo de feminista que acaba ficando "masculinizada" (para tentar se parecer com os homens), mas aquela outra, que sem descuidar da aparência, usando charme, beleza e malícia, faz os corações tremerem e pode coloca qualquer homem aos seus pés (literalmente).


É a mulher em sua mais alta expressão, totalmente livre, extremamente feminina, vaidosa, de gosto apurado, inteligentes, felizes e exigentes. Por isso chamamos elas de Rainhas e Damas, porque são Damas no comportamento e Rainhas de si mesmas, não se submetendo a ninguém.

CAMOS

5 comentários:

  1. sei la tudo isso e estranho pra mim. pois varias pessoas falao de eu tenho uma pomba gira dentro de mim.... por que tenho todos homem de quero e etc...
    mais quanto arrumo um namorado no comeco e as mil maravilhas e nao da dois meses eles termina comigo por que. o meu desejo e tanto de ter aqueles homens que no final da tudo errado.
    gostaria de saber por que isso acontece comigo em ano tive 9 namoros e nenhum deu certo. e eu nao procura homens eles vem ate mim, ate mesmo sem eu quer... vns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, vamos tentar não confundir as coisas. Quando dizem que tu tem uma pomba gira dentro de ti, certamente estão te falando do teu comportamento, que pode lembrar características desse arquétipo, não há uma "entidade" dentro de ti, isso seria bem idiota de acreditar.

      Quanto aos teus dramas amorosos, podem ser por muitos motivos, teu temperamento, a maneira como conduz as relações, ou só não encontrou o cara "certo pra ti", quem sabe... a vida é muito complexa para ter uma resposta "ex-machina", é o que eu chamo do Drama humano, vivendo e aprendendo, um dia de cada vez

      se tu for médium e tiver uma ligação karmica com a Umbanda, pode ser que tenha uma entidade dessa linha que te acompanhe, nesse caso sim ela pode te influenciar, assim como tu influencia ela (é um elo simbiótico). A Bombogira é a mulher independente, ela certamente vai atrapalhar relações onde tu ficaria como submissa, ou iria viver a sombra do outro, mas não quer dizer que te tornará promíscua, ou eternamente solteirona.

      mas sim, o grau de exigência da Pomba Gira é MUITO maior... pois "como dizem" ela que é mulher de verdade

      Excluir
    2. quanto aos homens se aproximarem naturalmente de ti, sim pode ser influencia de uma entidade dessa linha que anda contigo, ou simplesmente teu magnetismo pessoal, sensualidade, personalidade, beleza física, etc. O que as Bombogiras fazem com suas médiuns, é ressaltar essas características que deixam os homens "de quatro" por elas... mas são elementos que já estavam presentes na pessoa

      Excluir
  2. Blog interessante mas o tipo de letra escolhido não será o mais recomendado porque para certas pessoas a dificuldade de leitura de certos tipos é acentuada, ademais de ser muito pequeno. Talvêz um tipo de letra mais convencional eliminaria essa dificuldade. É só uma sugestão.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional !!! Adorei esse tipo de abordagem sobre nossas preciosas amigas. Ainda não tinha pensado sob este ângulo. Feministas, livres e lindas ! Salve as moças !

    ResponderExcluir