terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Desabafo de um Umbandista - por CAMOS


Em todos os estados deste país (Brasil), uma vez por semana milhares de umbandistas deixam o conforto de seus lares, abrem mão de algumas horas de seu lazer, para gratuitamente se colocar a disposição dos frequentadores dos terreiros (templos umbandistas), para nas giras umbandistas servir de "cavalo" (médium) para as entidades espirituais que se manifestam nesta religião brasileira.



Como recompensa por este trabalho, por estas horas de dedicação gratuita,  eles não ganham nada além do descaso, do desdém, e muitas vezes ainda acabam virando alvo de piadas de mal gosto, por aqueles que pretendem diminuir nossa religião, sua importância e tentam a todo custo ridicularizar nossos fundamentos.

Também há aqueles que dizem que somos do mal, endemoniados, possuídos, coisas assim... mas agora vamos refletir, como é podemos ser do mal? Justo nós, que abrimos mão de nosso repouso, e sem receber nada nos deslocamos para nossos templos para auxiliar "qualquer um" (literalmente) que lá apareça.

Nós, que de pés descalços recebemos e atendemos a todos, independente de sua crença ou descrença, condição financeira ou etnia. Nós que ao contrário da maioria das outras religiões, não tentamos converter ninguém, independente da fé que cada um segue, terá suas súplicas ouvidas e suas dores e angústias aliviadas.

Nós que não cobramos dízimo, que não "exorcizamos" ninguém, que não ligamos para a roupa que está vestindo, para o partido político ou opção sexual, muito menos para o quanto de dinheiro se tem na carteira, pois nosso trabalho ocorre na simplicidade e na humildade.

Nós que não lhe julgamos, que não lhe ofendemos nem na rua e muito menos no terreiro, nós que não queremos sua conta bancária, sua "conversão", sua aceitação, nem ao menos queremos mudar sua crença.

Nós que só queremos lhe fazer o bem, e que só pedimos um mínimo de respeito e consideração, como é que nós nos tornamos os "malvados" da história?

Em nome de todos os umbandistas, que semanalmente abrem mão de seu lazer, de seu tempo livre, de estar com sua família, de ver seus amigos, ou realizar qualquer outra atividade que quisesse, e se colocam a disposição para que você possa ter alívio e esclarecimento.

Em nome de todos estes médiuns e irmãos de fé eu lhe peço, um pouco menos de ignorância e um pouco mais de respeito com aqueles que "quem sabe" um dia você também possa do auxílio precisar.

CAMOS

2 comentários: