quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Não seja um religioso pedinte ou um mendigo espiritual


Se pararmos para pensar, qual será o motivo que mais leva os religiosos aos seus templos? Qual a motivação que faz as multidões se deslocarem aos terreiros, igrejas, sinagogas, ou seja la qual for seu núcleo de fé?

Infelizmente a resposta é: para pedir, ou para encontrar soluções fáceis e rápidas para seus problemas, onde de preferência eles não precisem tomar nenhuma atitude e/ou mudança de hábito em suas vidas.

Qual a problemática deste fato? São duas:

1º Existe uma lei universal, que é infalível e impessoal, conhecida como Karma, que impede que tenhamos algo diferente em nossas vidas do que aquilo que sejam frutos de nossas ações anteriores. Uma lei de fluxo e refluxo, de ação e reação, nenhum santo, divindade, orixá, anjo, arcanjo ou serafim pode nos livrar de seus efeitos;

2º Religião deveria ser (era na antiguidade, em Eras remotas) uma ferramenta de evolução e aprendizado, não é "feira dos desejos" e pode ter certeza, qualquer sacerdote (não importa o credo) que lhe prometer soluções rápidas e fáceis para seus problemas e frustrações com um mínimo de esforço (normalmente o único esforço é abrir a carteira), está lhe enganando, mentindo para você, é um charlatão.

Entendam, religião não é balcão de pedidos, Deus não é o gênio da lâmpada e a palavra Jesus não é sinônimo de Abracadabra, portanto, antes de exigir o respeito por parte de outros religiosos, ateus e materialistas, primeiro você mesmo deve respeitar sua religião, zelar por seu bom nome e não tentar transforma-la no que ela não é.

Embora todos são livres caso queiram enganar a si mesmos, não é meu papel contribuir para este processo.

Obviamente uma das funções da religião é o amparo aos aflitos, ou seja, a caridade... mas não é só uma questão de dar o peixe, mas principalmente ensinar a pescar, ou melhor, ensinar a caminhar com as próprias pernas, a se tornar um ser humano independente e ativo, não vivendo na passividade dos pedidos incessantes e o medo das forças do acaso, da espiritualidade e do futuro.

Homem, (crie vergonha na cara e) torne-se senhor de seu próprio destino.

CAMOS

Sabedoria da Preta Velha: "Não adianta procurar um caminho novo, se você não mudar seu jeito de caminhar..."

texto publicado originalmente no Blog Crônicas Espiritualistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário