quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Santíssima Trindade na Natureza


Há alguns conceitos nas religiões e mitologias que se repetem, isto porque se tratam de representações simbólicas de "algo" que literalmente existe na natureza.

Um muito conhecido e evidente em todas as culturas, é a trindade. Há trindades em praticamente todas as religiões, representadas através de mitos diferentes mas que se equivalem.

O mais comum é a representação de um símbolo masculino e outro feminino (Yin e Yang, positivo e negativo), seguidos de uma "derivação" destas condições, o "filho", que é o resultado, ou o símbolo da vida.

Sei que no cristianismo estes três símbolos são masculinos, mas este fato vem de uma deturpação proposital, que tinha a intensão de tirar a "divindade" da representação feminina, deixando a mulher em uma posição inferior, oprimindo-a socialmente, tornando-a submissa ao homem.

Voltando ao simbolismo real (desconsiderando a deturpação cristã), no âmbito da física e da metafísica, eu já escrevi três textos exemplificando esta questão, todos podem ser encontrados no link: 


Neste texto, pretendo mostrar para o leitor onde podemos encontrar os representantes da trindade manifestados no nosso mundo objetivo, no mundo físico em que habitamos, o que é bastante simples.

Para os ocultistas esta trindade é bastante conhecida, se trata da Luz (naturalmente a luz do sol), Calor (derivado da luz) e a Umidade (água). Sei que para opositores do ocultismo, esta é considerada de alguma forma uma trindade "maligna", mas isto não passa de uma fantasia preconceitua, pois como poderia ser "do mal" as três condições básicas necessárias para que haja vida?

A Luz do Sol é nossa unica fonte de energia natural, só há vida na Terra, graças ao Sol (http://cronicasespiritualistas.blogspot.com.br/2012/06/deus-sol.html) , o Calor é a transmutação de sua "energia original", a Luz, sendo portanto o filho. Temos a energia "fonte" (luz solar), que poderíamos chamar analogamente de "Pai", a luz entrando em contato com elementos físicos, logo se converte em Calor, ou o Filho, a derivação.

Entenda, sem calor não há vida, nada sobrevive sem estes dois elementos (aliados ao terceiro que já vou citar), nosso corpo necessita de calor para permanecer vivo, nós gastamos energia para gerar nosso próprio calor. Nós geramos energia (para posteriormente gerar calor) nos alimentando, de animais ou vegetais, que por sua vez foram "energizados" pelo próprio sol (no caso do animal se alimentou de um vegetal, ou de outro animal que se alimentou do vegetal, de qualquer forma a fonte original da energia é a fotossíntese). 

Você pode imaginar que se aquece usando vestimentas, mas na verdade a vestimenta só existe para que não haja perda do calor gerado pelo seu próprio corpo. Fisicamente falando, não existe frio, somente a ausência de calor, que é uma energia. Ou seja, com a energia calor há vida, sem ela, tudo morre.

Trata-se de um ciclo, uma cadeia, todos estão interligados e são dependentes do nosso Astro Rei (Sol) e da "graça" que ele nos concede (doando energia e vida). Quanto ao princípio feminino, se encontra no elemento básico da vida, a água, ou umidade, que é a "Mãe" fecundada pelo Pai (Luz e Calor), gerando portanto o filho (Vida).

Esta é a trindade sagrada encontrada na natureza, tão simples, tão presente e necessária, mas ao mesmo tempo tão ignorada pela grande maioria, que prefere interpretar os mitos ao pé da letra, ao invés de simplesmente observar o mundo como ele realmente é.

CAMOS

OBS: É por esse motivo que os Orixás femininos sempre são representados (ou manifestados) pela água na natureza. Oxum nas águas dos rios, Yemanjá nas águas do Mar, Iansã na chuva, etc.

2 comentários:

  1. Ansioso p o seu segundo livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou trabalhando nele, adicionando uns capítulos extras, quase nos finalmente...

      Excluir